curso instalação energia solar

Qual o Cenário para o Instalador de Equipamentos para Captar Energia Solar

Qual o Cenário para o Instalador de Equipamentos para Captar Energia Solar

Eu acredito sem nenhuma sombra de dúvida que você já pensou de alguma forma em consumir energia elétrica de uma forma muito mais sustentável e caso esse pensamento seja uma verdade é bem provável que a instalação de energia solar como um sistema de energia viável tenha passado pela sua cabeça como primeira opção.

Mas já parou para analisar como é o cenário para o instalador de equipamentos de captação de energia solar?

Cenário do Mercado

Ao todo, o Portal Solar já recebeu mais de 30 mil pedidos de orçamento para a utilização da tecnologia.

Hoje as pessoas que instalam um sistema de energia solar em suas casas ou empresas podem, através da regulamentação da ANEEL, trocar créditos de energia com a distribuidora estadual, o que possibilita redução de até 95% na conta de luz.

No futuro muito próximo, o MMEMinistério de Minas e Energia” estabelecerá um sistema onde os proprietários poderão vender o excesso da produção para o sistema nacional tornando o sistema ainda mais sustentável.

Hoje, são 550 empresas especializadas em instalação dos sistemas de captação de energia solar por meio de placas fotovoltaicas dentro do Brasil, com a entrada prevista de 500 novos players no setor em 2016, segundo o Portal Solar.

No total, a capacidade instalada em 2015 é de 30 MW, número que deve crescer para 8.000 MW até 2024. “É um mercado em franca expansão, com potencial aproveitado de 0,01% no país”, e que também tem gerado muitas fontes de trabalho para os instaladores de equipamentos para captar energia solar.

Qual a Importância do Instalador de Equipamentos para Captar Energia Solar?

Desde o ano de 2012, quando foram implantadas as regras de geração de energia pelo próprio consumidor, o mercado de energia solar vem crescendo de forma assustadora no Brasil.

Já são quase 10 mil sistemas fotovoltaicos instalados nas casas e empresas do país em 5 anos, com uma previsão ainda mais otimista para o futuro, quando são esperados 1,2 milhão de consumidores e geradores de energia solar.

Para que essas previsões se tornem realidade, muitos investimentos deverão ser feitos na tecnologia fotovoltaica, assim como um número cada vez maior de profissionais qualificados no mercado para atender essa demanda.

Dentre as profissões existentes no mercado de energia solar brasileiro, a de instalador fotovoltaico tem se destacado como uma das mais requisitados no setor, visto que em uma instalação seja ela residencial, comercial ou industrial, são necessários, no mínimo, de dois desses profissionais.

O salário médio de um instalador de equipamentos para a captação de energia solar pode variar de R$1.000,00 à R$3.000,00, dependendo do seu grau de formação e da região onde mora.

É claro que esse salário pode ser muito maior e depende de uma série de fatores, como por exemplo, seu grau de qualificação.

Caro leitor se assim como eu você também ficou interessado no cenário do instalador de equipamentos para captar energia solar e gostou deste artigo, não deixe de curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais, afinal de contas a sua opinião é muito importante para nós.

Curso instalação energia solar disponíveis no mercado

ESCOLA SENAI “COMENDADOR SANTORO MIRONE”
RUA SENAI, 129 – Fazenda Pimenta | Indaiatuba
CEP: 13347-680
Telefone: 19 3825-3450
Site: http://www.sp.senai.br/indaiatuba
E-mail: senaiindaiatuba@sp.senai.br

ESCOLA SENAI “JORGE MAHFUZ”
Rua Jerônimo Telles Jr., 125 – Pirituba | São Paulo
CEP: 05154-010
Telefone: 11 3901-9300
Site: http://www.sp.senai.br/pirituba
E-mail: senaipirituba@sp.senai.br

Outra opção são os cursos online, posso recomendar este curso:
ENERGIA SOLAR – INSTALADOR SOLAR DE ALTA PERFORMANCE
Criado por Vanisio Pinheiro
Que passo-a-passo ensina todo o processo de instalação de energia solar num caso prático.

Deixe seu comentário